Quinta do Lago, Ancão, Garrão Nascente, Garrão Poente, Vale do Lobo, Loulé Velho, Almargem, Forte Novo, Quarteira e Vilamoura são as dez praias do Concelho de Loulé que, na presente época balnear, voltam a receber os galardões que atestam a sua qualidade nas diferentes vertentes. Em comunicado, o município refere que a cerimónia de hastear das Bandeiras “Azul”, “Qualidade de Ouro”, “Praia Acessível” e “ColorADD” decorreu esta terça-feira, 25 de junho, contando com a presença de diversas entidades responsáveis: ARS Algarve, Capitania do Porto de Faro, Agência Portuguesa do Ambiente, Juntas de Freguesia, Empresas Municipais, entre outras.
Para a autarquia estas distinções constituem o “coroar de um trabalho que Loulé desenvolve na preparação e planeamento da época balnear”, no que concerne à qualidade da água e à segurança das praias e áreas envolventes.
A acessibilidade é também uma das grandes apostas e preocupações do município. Neste sentido, as praias do Concelho têm vindo crescentemente a apresentar condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos, inclusive com a possibilidade de banhos assistidos. Com o objetivo de garantir um município ainda mais inclusivo e acessível por todas as pessoas que vivem ou visitam Loulé, foi hasteada a Bandeira “ColorADD”, código universal de cores para daltónicos, que consiste num sistema pioneiro e transversal que permite a mais de 350 milhões de Pessoas Daltónicas em todo Mundo identificar as cores.
Assim, o Município capacitou e equipou os espaços balneares, integrando o código ColorADD nos suportes de comunicação cromáticos, nos contentores de recolha seletiva de resíduos de praia (amarelo, verde, azul e preto) e nos painéis de comunicação dos serviços e acessibilidades balneares, entre outros.
A Câmara de Loulé, conjuntamente com os demais parceiros e decisores no âmbito da Campanha Bandeira Azul, tem vindo a implementar uma estratégia com vista ao reconhecimento do litoral do Concelho como zona de excelência para a prática balnear, assente em padrões de harmonia e equilíbrio entre as diferentes praias e com uma oferta qualificada que se complementa e que se assume como referência para o turismo nacional e estrangeiro.
Refira-se que a Campanha Bandeira Azul conta com um espaço de apoio – o Centro Azul, sede do Programa Bandeira Azul, aberto ao público entre junho e setembro – de segunda a domingo, com a disponibilidade de três técnicos/animadores que acompanham e dinamizam atividades, prestam informações, sensibilizam e consciencializam os cidadãos para a importância de preservar e promover as zonas balneares.