Depois de anunciar, na passada semana que recebeu cinco prémios e distinções por iniciativas diferenciadoras na área da Sustentabilidade, Ambiente, Educação Ambiental e Responsabilidade Social, a EPAL arrecadou agora mais um galardão no Grande Prémio APCE- Excelência em Comunicação na categoria “Surpreenda-nos”, com a campanha “Aqui Bebo Água da Torneira”, uma iniciativa inédita desenvolvida em parceria com a Zomato que levou os restaurantes de Lisboa a disponibilizarem, de forma gratuita, água da torneira aos seus clientes.
Num comunicado, a Empresa lembra que água da torneira fornecida é sujeita a mais de 300 mil análises por ano (em Lisboa), e o produto alimentar mais controlado em Portugal.
Esta iniciativa arrancou no início de 2020, ano em que Lisboa foi a Capital Verde Europeia, e foi desenhada em parceria com a Zomato, uma aplicação móvel que disponibiliza informação relativa a mais de um milhão de restaurantes, em 24 países, levando os seus utilizadores à descoberta de detalhes como menus, fotos, coordenadas GPS e, ainda, outras informações de interesse geral.
A Coleção “Aqui Bebo Água da Torneira”, integrada na app da Zomato, permite a todos os utilizadores conhecerem os restaurantes que promovem o consumo de água da torneira e a disponibilizam aos seus clientes, que assim podem tomar as suas decisões de consumo, premiando os espaços que adotam estas boas práticas em prol da sustentabilidade ambiental.
Sendo uma iniciativa desenvolvida para a promoção da economia circular e de boas práticas ambientais, contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Portugal, da ZERO e da Lisboa E-Nova.
Todos os restaurantes que abraçaram esta causa e integraram a coleção, firmando, desta forma, um compromisso com o Ambiente, passaram a dispor de jarros da EPAL – peças de vidro que, à semelhança de todas as suas peças, são de produção nacional (Depósito da Marinha Grande) – e de um conjunto de materiais promocionais “Aqui bebo água da torneira”. A coleção arrancou com de mais de 30 restaurantes que, desde logo, se posicionaram como promotores de práticas sustentáveis, capitalizando, assim, a atenção de potenciais clientes.
A EPAL lançou este projeto antes da publicação do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, que, desde 1 de julho de 2021, obriga os estabelecimentos do setor HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria) a disponibilizar aos seus clientes um recipiente com água da torneira para consumo no local, o que bem revela o carácter inovador desta iniciativa.
Sensibilizar e promover as boas práticas rumo à sustentabilidade ambiental são princípios que orientam as iniciativas da EPAL dirigidas à comunidade com o objetivo de evidenciar o Valor da Água e o seu papel verdadeiramente essencial na vida de todos nós. “Este é o trigésimo primeiro prémio recebido nos últimos anos e representa o reconhecimento da dedicação de todos os trabalhadores da empresa, o que demonstra que estamos no caminho certo na defesa do nosso Planeta”, afirma a EPAL.