O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, entregou, esta quarta-feira, 9 de dezembro, à Câmara de Municipal de Moura, o Prémio Nacional da Paisagem 2020, pelo projeto “Uma paisagem de referência na Raia”, desenvolvido na Herdade da Contenda
De acordo com a nota enviada pelo Governo, a candidatura da Herdade da Contenda recebeu o voto unânime do júri por ser exemplar e inspirador. Trata-se de um projeto recuperação de solos degradados, visando a criação de valor económico para a região; a recuperação das áreas foi realizada com recurso a espécies autóctones e práticas ambientalmente sustentáveis; a valorização da paisagem foi incorporada nos instrumentos de gestão; e teve o envolvimento e cooperação da comunidade na sua execução.
Foram ainda distinguidos com uma menção honrosa três projetos que contribuem para o desenvolvimento de práticas inovadoras noutros territórios:
- “A paisagem do Freixo do Meio que a luz da agroflorestal ilumina” (Câmara Municipal de Montemor-o-Novo)
- “Fajãs de São Jorge” (Região Autónoma dos Açores)
- “A estratégia da paisagem na revisão do PDM de Braga” (Câmara Municipal de Braga)
O Prémio Nacional da Paisagem 2020 coincide com o 20º Aniversário da Convenção Europeia da Paisagem, ratificada por Portugal em 2015. A atribuição deste prémio permite assegurar a participação de Portugal no concurso que visa a atribuição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.