Tendo em conta o aproximar do tempo quente e do perigo da deflagração de incêndios, a Câmara Municipal de Lamego promoveu uma ação de prevenção com o intuito de sensibilizar a comunidade para os cuidados a ter nesta época, lê-se numa nota de agenda.
A iniciativa online, da responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil (Gabinete Técnico Florestal), contou com a colaboração da GNR e da PSP que prestaram todos os esclarecimentos e informações, relacionados não só com a necessidade de “defender a floresta contra os incêndios e cumprir os normativos legais”, nomeadamente através da execução de “faixas de gestão de combustível e a limpeza de terrenos”, mas também com os “procedimentos a adotar na realização de queimadas”, refere a nota.
“Com esta iniciativa pretendemos, acima de tudo, sensibilizar os nossos munícipes para a importância de proteger a floresta, que obviamente deve prevalecer durante todo o ano, mas que nos merece atenção redobrada na época de verão devido às temperaturas elevadas que habitualmente se fazem sentir. Isto significa que todos nós sejamos responsáveis e que tenhamos em conta que a preservação florestal também depende dos nossos comportamentos. Só assim conseguiremos evitar maiores catástrofes ao nível dos incêndios no nosso país”, refere Ângelo Moura, presidente da Câmara Municipal de Lamego.
Esta ação contou com a participação de inúmeras pessoas que tiveram assim a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas junto das autoridades competentes.
Na nota, o município lembra que o prazo de limpeza de terrenos foi prorrogado até 15 de maio, data limite para a realização dos trabalhos de gestão de combustível.