O município de Loures assinou na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, um protocolo com a ERP Portugal. A entidade gestora fará a recolha dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e dos Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), além de serem instalados novos equipamentos logísticos destinados ao depósito dos equipamentos em fim de vida.
Segundo Nuno Dias, vereador do Município de Loures com o Pelouro da Energia e Sustentabilidade, “a assinatura deste protocolo é reflexo deste nosso compromisso na concretização de ações que promovem políticas de uma economia circular” e a promoção de uma edução ambiental. Desta forma, estarão previstas ações de sensibilização ao longo de todo o ano.
Por seu turno, a diretora Geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, afirma que “se todos fizermos o nosso papel, estamos a garantir que os resíduos devidamente encaminhados podem ser reciclados e tornar-se num recurso, a ser integrado no processo produtivo, poupando assim as matérias-primas virgens”.
A entidade gestora de resíduos tem dinamizado vários programas juntos das populações e autarquias para garantir que resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas e acumuladores tenham um destino mais sustentável.