A nova Caldeira de Vapor a Gás Natural/Hidrogénio da The Navigator Company, em Setúbal, já está em fase de testes. A ENERGEST – Engenharia e Sistemas de Energia, empresa responsável pelo projeto, construção e colocação em serviço da mesma, está, neste momento, a fazer o comissionamento à caldeira para garantir os requisitos e necessidades operacionais da mesma.
“A caldeira que, neste momento, estamos a comissionar na Navigator tem diversas vantagens tanto mecânicas como funcionais. Como vantagens mecânicas destaco a construção integralmente soldada, barrilete com reduzida furação, o que diminui muito as tensões, assim como a espessura do mesmo. No aspeto funcional, devido à sua configuração, apenas 50% da água de circulação passa pelo ebulidor/barrilete o que se traduz numa maior estabilidade no nível, elevadas taxas de transferência de calor e uma elevada taxa de circulação a todas as cargas”, declara Miguel Marques, Diretor de Produção na ENERGEST, citado num comunicado.
De acordo com a empresa, esta Caldeira do tipo Aquatubular ENERGEST, integralmente refrigerada, debitando 57 T/h de vapor sobreaquecido a 64 barg – 460 ºC – vai-se tornar na “caldeira de maior potência construída em Portugal” e é uma solução “Tailor Made” à semelhança de todos os projetos da ENERGEST que respeitam as especificidades da instalação, as condições do serviço e a sua respetiva aplicação.
O projeto vai permitir à The Navigator reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) pela troca de combustíveis, aumentar a eficiência através da utilização de Best Available Technologies e elevar a eficiência na preparação e no transporte de combustível (GN por Pipe Line), diminuindo, assim, os riscos ambientais.