Em breve será executado o projeto do Parque Urbano das Águas Santas, que compreende uma área de intervenção com cerca de 67 800 m2 (6,78 ha) e que é intenção do Município das Caldas da Rainha garantir a valorização e fruição de um novo espaço verde, restaurando a área atualmente existente dotando-a de uma maior sustentabilidade ambiental.
Localizado numa das entradas da cidade, esta área faz a transição entre bairros residenciais e equipamentos desportivos, de saúde, comerciais e educativos. O aumento da biodiversidade e a valorização paisagística, traz novos estímulos, dinâmicas sociais e económicas, à consolidação do próprio tecido urbano e arbóreo.
Diretamente, estima-se que o espaço irá beneficiar cerca de 27 mil habitantes, correspondendo à população residente nas freguesias do centro urbano da cidade.
Este é um espaço tem necessidades de rearborização e criação de ilhas-sombra, de forma a garantir as condições naturais e ambientais do local, que se traduzem em benefícios para os seus utilizadores, tais como condições de recreio e lazer, promoção da saúde física e mental, estímulo ao sentido de comunidade e melhoria da qualidade de vida, criação de amenidades e conforto bioclimático e promoção da infiltração das águas pluviais, através de bacia de retenção.
*Este artigo foi incluído na edição 97 da Ambiente Magazine