“Cada coisa no seu lugar e o lixo não é o esgoto”, a nova campanha da Águas do Centro Litoral
“Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto” é o mote da campanha regional que a Águas do Centro Litoral (AdCL), em parceria com a Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), lança por ocasião do Dia Mundial do Saneamento, dia 19 de novembro. O objetivo é esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população. Esta campanha da ABAE, “Cada Coisa no seu lugar”, é agora adaptada à campanha da AdCL “O cano é que paga”, que tem vindo a ser implementada na sua área de intervenção.
“Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto” é uma campanha digital (redes sociais e página institucionais) que estará também nas ruas (outdoors) de vários concelhos servidos pela AdCL. Águeda, Albergaria-a-Velha, Arganil, Coimbra (através do Museu de Água), Espinho, Góis, Leiria, Lousã, Mealhada, Ourém, Ovar, Penacova, Porto de Mós, Vagos e Vila Nova de Poiares são os municípios que se associam à problemática do saneamento.
A campanha é composta por cinco “imagens” (cotonetes, óleo, medicamentos, preservativos e toalhetes) que são exemplos de milhares de resíduos sólidos que chegam diariamente às estações de tratamento de águas residuais (ETAR) provocando entupimentos e influenciando o correto tratamento das águas residuais, que são depois de tratadas rejeitadas no meio hídrico (o rio).
Esta cooperação institucional entre a AdCL e a ABAE pretende ser uma mais-valia na promoção da literacia do oceano, com vista à melhoria da qualidade das águas balneares, tendo em conta que o lixo
marinho tem origem em atividades terrestres. O objetivo desta parceria passa, assim, pela sensibilização sobre as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar, sob o tema “Do Rio ao Mar sem Lixo”.
As Nações Unidas referem que cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios. Os rios percorrem longas distâncias e ligam quase todas as superfícies terrestres ao oceano, o que faz deles um dos mais importantes campos de batalha na luta contra a lixo marinho.
Neste Dia Mundial do Saneamento, oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013, a AdCL pretende, também, sensibilizar e informar sobre as consequências de certas atitudes que afetam o ambiente, sublinhando para a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável.
A AdCL está empenhada em ser uma empresa que contribua para o alcance dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e através da sua atividade atingir as metas do 6.º, 7.º, 9.º, 11.º, 12.º, 13.º e 14.º ODS, que, tal como já referido, pretende ser uma empresa de referência no setor da água, em termos de qualidade do serviço prestado, e um parceiro ativo para o desenvolvimento sustentável da Região Centro Litoral, com vista, também, à alteração de comportamentos.