A Brisa foi classificada, no ranking de referência GRESB 2020, como a operadora de infraestruturas rodoviárias mais sustentável da Europa e a segunda a nível mundial. Na edição deste ano, a Brisa obteve 94 pontos, mais três que em 2019, a melhor pontuação entre 21 empresas europeias do setor, informa a empresa em comunicado.
Para este resultado contribuiu a aposta da Brisa num modelo de negócios sustentável, no investimento em programas de eficiência energética e descarbonização da mobilidade, através de soluções seguras, inclusivas e eficientes.
O GRESB atribuiu também, pelo segundo ano consecutivo, o rating cinco estrelas ao grupo Brisa pelo excelente desempenho na promoção de boas práticas e resultados nos critérios ESG – ambientais, sociais e de governação.
No critério ambiental, a Brisa teve a pontuação máxima (100/100), que compara com os 44 pontos de média do ranking GRESB 2020, cobrindo indicadores como Biodiversidade e Habitats, Qualidade do Ar, Emissões de Gases com Efeito de Estufa, Energia e Gestão de Resíduos. Clientes, Saúde e Segurança, Relações com Stakeholders, Reporte e Liderança, foram os restantes indicadores em que a Brisa atingiu a pontuação máxima, num total de 14 indicadores avaliados pelo GRESB, lê-se no comunicado.
António Pires de Lima, presidente executivo da Brisa, sublinhou que “o primeiro lugar no ranking GRESB 2020 é o reconhecimento do trabalho e do compromisso da Brisa com um futuro mais sustentável. Vamos prosseguir neste caminho e lançar novas iniciativas que nos mantenham na liderança ESG da indústria de infraestruturas: sustentabilidade, responsabilidade social e boa governação são valores fundamentais da cultura Brisa”.
Desde 2017 que a Brisa participa no ranking GRESB, que mede e avalia empresas do sector imobiliário e de infraestruturas através de critérios ESG, monitoriza o progresso face às metas globais de sustentabilidade e serve de referência para o processo de decisão dos investidores e gestores de fundos em todo o mundo.
A Brisa já tinha, no ano passado, alcançado a liderança como operador europeu de manutenção de rede de autoestradas, uma posição consolidada em 2020 a nível global. Num total de 406 empresas imobiliárias e de operadores de infraestruturas, avaliadas pelo GRESB, a Brisa ocupa a décima posição no índice global de 2020.