“Brigada dos Plásticos” vai transforma o plástico em novos produtos
A autarquia de Porto de Mós apresentou, esta segunda-feira, Dia Internacional da Reciclagem, o projeto “Brigada dos Plásticos”. A iniciativa surgiu com o objetivo de “fazer frente ao aumento desenfreado do consumo de produtos em plástico, criando um programa de combate ao desperdício e de promoção da reciclagem”, refere o município em comunicado.
A “Brigada dos Plásticos” consiste, assim, na recolha de plástico e na sua conversão em novos produtos através de equipamentos disponíveis no Fab Lab de Porto de Mós.
De acordo com o município, o projeto é aberto a toda a comunidade mas terá, nesta primeira fase, um maior foco nas escolas. “Os alunos serão convidados a fazer reciclagem e, posteriormente, a verem o plástico recolhido transformar-se em novos objetos como garrafas, capas de telemóvel, pratos ou copos, a imaginação é o limite”, lê-se na nota.
Durante a sessão de apresentação o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, reafirmou as ações que contemplam a estratégia ambiental do município, concretizadas na “Brigada dos Plásticos”, no “Borra Ponto”, criado pela Freguesia do Alqueidão da Serra e na intenção de construção do Ecocentro, um espaço destinado à recolha de resíduos de construção e demolição: As preocupações ambientais não são um problema do futuro. A responsabilidade ambiental faz parte do presente”.
A secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, também participou na sessão de apresentação e elencou os variados projetos, de âmbito ambiental, promovidos pelo Governo, referindo que “esses mesmos projetos devem estender-se à população, através de programas de proximidade como é exemplo a “Brigada dos Plásticos”, programa este que surge numa altura crucial para o combate aos produtos descartáveis, situação agravada pela pandemia”.
A “Brigada dos Plásticos”, que emerge do movimento internacional “Precious Plastic”, conta, ainda com o apoio da Valorlis, da CCDRC e da DGEstE.