Bridgestone e Lightyear juntas na criação do primeiro carro elétrico solar de longo alcance do mundo
A Bridgestone anunciou uma parceria exclusiva com a empresa holandesa de mobilidade inovadora, Lightyear. Desta parecia resultou, através da Bridgestone, o desenvolvimento de pneus especificamente para o “Lightyear One”, o primeiro veículo elétrico solar de longo alcance do mundo, que está previsto ficar disponível a nível comercial até ao final deste ano, avança a empresa
De acordo a Bridgeston, “50% dos condutores europeus consideram adquirir um veículo totalmente elétrico e, no entanto, 37% ainda estão céticos em fazê-lo devido a preocupações em torno da eficiência e alcance limitado”. O “Lightyear One” aborda assim estas preocupações de frente, oferecendo um “alcance sem precedentes de 725 km, ao mesmo tempo que é até três vezes mais eficiente em termos energéticos do que os veículos elétricos alternativos atualmente no mercado”, explica um comunicado da Bridgeston, que destaca o facto de o veículo ser “carregado diretamente pelo sol através de um grande telhado solar, minimizando as emissões de CO2 e as necessidades de carga do utilizador, maximizando ao mesmo tempo a eficiência”.
Para alcançar um bom desempenho, a Lightyear concebeu assim um veículo que ostenta o “melhor coeficiente aerodinâmico de qualquer automóvel de produção até à data”, através de “ganhos substanciais” em muitas áreas diferentes de conceção de veículos. Para apoiar este desempenho, a Lightyear procurou um “pneu que oferecesse uma resistência ao rolamento muito baixa e redução de peso”, de modo a “preservar a vida útil da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental”, lê-se no comunicado.
Foi assim que a Bridgestone desenvolveu os pneus “Turanza Eco” para o “Lightyear One”, combinando pela primeira vez as revolucionárias tecnologias de baixo peso ENLITEN e ologic. As tecnologias reduzem o peso através da utilização de menos matérias-primas ao longo do processo de fabrico, ao mesmo tempo que cortam a resistência ao rolamento através de uma banda de rodagem inovadora, diâmetros maiores, altas pressões de inflação e desenho fino. A empresa também utilizou a sua tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus que permite uma “modelação precisa do desempenho de um pneu sem ter de o produzir e testar fisicamente”, poupando até “40 mil quilómetros em testes reais ao ar livre e de frota” e, reduzindo o “tempo de desenvolvimento de produtos e testes de pneus ao ar livre e de frotas em até 50%”, refere a empresa.
A fundação do Lightyear One foi lançada durante o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 3.000 km através do Outback australiano que ultrapassa os limites da inovação tecnológica e da mobilidade movida a energia solar. Com isto em mente, a Bridgestone tem vindo a colaborar com a Universidade Técnica de Eindhoven e as pessoas por detrás da Lightyear há oito anos. A Solar Team Eindhoven, o local de nascimento da Lightyear, ganhou o Bridgestone World Solar Challenge’s Cruiser Cup quatro vezes consecutivas, de 2016 a 2019.