O Brasil será um dos grandes responsáveis pelo aumento da produção de petróleo em 2017, considerando os países que não integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), referiu hoje a Agência Internacional de Energia (AIE). Num relatório, a estimativa da AIE é de que em 2017 a produção brasileira possa chegar a 270 mil barris por dia, totalizando 2,8 milhões de barris por dia.
A organização prevê um cenário mais favorável porque novas unidades de produção devem começar a operar no país. O relatório citou que a Petrobras planeia ter até ao fim de 2017 mais sete unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo na bacia de Santos.
Apesar do destaque que deu ao desempenho brasileiro, a agência lembrou que os problemas de manutenção e expansão das plataformas no país já atrapalharam a expansão em 2016.
A AIE espera que este ano a alta da produção seja de apenas 40 mil barris por dia em comparação com 2015.
Dados divulgados pela Petrobras apontam que a produção média de petróleo, em maio deste ano, foi de 2,24 milhões de barris por dia, 1% acima do registro alcançado no mesmo mês do ano anterior.
Além do Brasil, o Canadá também será responsável pelo crescimento global da produção de petróleo fora da OPEP em 2017.