O BPI foi distinguido nos Euromoney Awards for Excellence 2023 como o Melhor Banco para ESG em Portugal. O prémio reconhece o contributo do banco para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o seu compromisso com a implementação de políticas ambientais, sociais e de governação.
João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, salientou que “este prémio reforça a nossa convicção e compromisso com a aplicação dos princípios de sustentabilidade de forma transversal à nossa organização. O Banco sempre teve uma atuação relevante em matéria de sustentabilidade, seja no apoio à inclusão social, numa gestão assente em princípios éticos ou no cuidado com o ambiente. Além disso, somos um dos principais intermediários de financiamento da economia portuguesa, pelo que estamos a contribuir ativamente para apoiar a transição sustentável da economia. Só em 2023, já concedemos mais de 626 milhões de euros em financiamento sustentável para particulares e empresas”.
O Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024 do banco estabelece três objetivos gerais: o apoio à transição sustentável nas empresas e na sociedade, liderar nas melhores práticas de governação e liderar em termos de impacto social e de promoção da inclusão social. O documento estabelece metas relativamente à mobilização de fundos orientados para objetivos associados à agenda da Sustentabilidade, mas também tem compromissos internos, como por exemplo, no crescimento do número de mulheres em cargos de chefia ou no apoio à inclusão social.
Neste âmbito da dimensão social, entre 2022 e 2024, a colaboração entre o BPI e a Fundação “la Caixa” vai permitir mobilizar 120 milhões de euros para apoiar mais de 200 mil pessoas. Em particular, este ano, o BPI e a Fundação “la Caixa” vão destinar 50 milhões de euros ao desenvolvimento de iniciativas sociais, científicas, educativas e culturais.
O BPI é um dos signatários oficiais dos Princípios para uma Banca Responsável das Nações Unidas – uma estrutura única, criada para assegurar uma indústria bancária sustentável e desenvolvida através de uma parceria entre bancos de todo o mundo e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP-FI). Além disso, o Banco é uma das organizações aderentes ao UN Global Compact (UNGC), com o compromisso de se envolver em projetos colaborativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.