BPI debate “Desafio da Água na Agricultura” em Beja
O BPI vai reunir, esta sexta-feira, cerca de meia centena de gestores e empresários, para abordar o Desafio da Água na Agricultura. Trata-se da 5ª sessão do Acelerador de Sustentabilidade, uma iniciativa focada na capacitação de empresas e orientada para a transformação, que decorrerá em Beja, na Pousada Convento de Beja, a partir das 11h30.
A abertura estará a cargo de Francisco Matos, administrador executivo do BPI, que vai contextualizar o debate em torno da gestão eficiente dos recursos hídricos e o seu impacto na agricultura – uma das atividades que mais consome água no mundo (cerca de 70% da água doce). Susana Sasseti, diretora executiva da Associação Empresarial Olivum, vai expor alguns dos desafios e oportunidades do setor da olivicultura e do azeite.
A administradora executiva Ana Rosas Oliveira apresentará ainda as soluções que o BPI oferece para apoiar a transição sustentável e a gestão eficiente dos recursos hídricos, bem como as oportunidades de financiamento de programas como o PRR, Portugal 2030 e PEPAC.
Com o aumento da população mundial e o desafio das alterações climáticas, os recursos hídricos estão sob crescente pressão. Para responder a estes desafios, o BPI entende que é essencial que exista uma colaboração dos diversos stakeholders (agricultores, empresas, governos e sociedade) numa abordagem orientada para a gestão eficiente da água, que implica financiamento, tanto público como privado, a utilização de tecnologias avançadas, a aposta em práticas agrícolas sustentáveis, a criação de parcerias e a sensibilização das comunidades.
O tema será trabalhado num workshop com as empresas presentes, que terão a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, contando com o apoio de representantes do BPI, Expresso e da consultora de gestão EY, parceiros do projeto.
A 3ª edição do Acelerador de Sustentabilidade conta com seis eventos, sobre seis temas e em seis cidades diferentes, onde serão apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, todas as empresas têm a oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos sobre Mobilidade Sustentável, Turismo Regenerativo, Economia Azul, Cidades Inteligentes, Desafio da Água na Agricultura e Moda Sustentável.
Como parceiro das Empresas no acesso aos apoios públicos, o BPI disponibiliza o Portal BPI Apoios Públicos, uma plataforma digital gratuita para todo o mercado, sem necessidade de adesão ou de abertura de conta, que permite às empresas identificar oportunidades de candidatura a programas como o PRR, PT2030, PEPAC, Fundo Inovação e Horizonte Europa, incluindo benefícios fiscais, e subscrever alertas personalizados para os tipos de incentivos mais adequados às necessidades de investimento de cada empresa, maximizando o foco dos resultados.
Para cada tema abordado no Acelerador, o BPI apresenta as linhas de financiamento mais adequadas para suportar as empresas no seu processo de transição, bem como os investimentos exigidos para o cumprimento das metas ESG.