Bosch une-se à startup Bandora para desenvolver inovação de casas inteligentes
A Bandora foi convidada pela Bosch para integrar a Agenda Mobilizadora “ILLIANCE”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Next Generation EU da União Europeia. Esta iniciativa visa alcançar a neutralidade carbónica no setor dos edifícios, responsáveis por cerca de 40% das emissões globais de CO2 de acordo com dados do Eurostat em 2021, através do desenvolvimento de tecnologias inovadoras que promovam a saúde, o conforto e a sustentabilidade.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de explorar novas fronteiras tecnológicas no mercado de casas inteligentes”, revela a CEO da Bandora, Márcia Pereira. “Acreditamos que a Agenda ILLIANCE é um passo importante para alcançar a neutralidade carbónica no setor dos edifícios. Para uma startup portuguesa, este compromisso representa uma oportunidade única de liderança e inovação para contribuir para um futuro mais sustentável. Esta iniciativa só reforça o nosso compromisso nesse sentido. Estamos confiantes de que, ao adotar medidas concretas para reduzir as emissões de carbono, não só estaremos a ajudar o planeta, mas também a fortalecer a nossa posição no mercado e a aprofundar o nosso impacto positivo na sociedade”.
A Bandora desenvolverá uma plataforma digital para gerir a operação energética de edifícios residenciais, tanto individualmente quanto em Comunidades de Energia, integrando sistemas IoT (Internet das Coisas) e aplicando Machine Learning para a automação e otimização do consumo. A inteligência artificial será utilizada para responder às necessidades dos utilizadores de forma eficiente e sustentável.
Como parte da Agenda ILLIANCE, a Bandora contribuirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado B2C, adaptando a sua plataforma para edifícios residenciais. Esta integração permitirá à startup portuguesa expandir a sua equipa de engenharia e explorar o crescente mercado de casas inteligentes, respondendo aos desafios atuais e futuros do setor da energia aplicada aos edifícios.
Se ainda não conhece a Bandora, clique aqui:
Bandora oferece “solução inovadora e distinta para a gestão energética” de edifícios