Carregar o seu carro elétrico de forma rápida, conveniente e, mais importante, em qualquer lugar: para muitos condutores de veículos elétricos em todo o mundo, isto acaba por ser muitas vezes mais um desejo do que uma realidade. Juntamente com a autonomia e os custos, o carregamento é uma das maiores preocupações dos condutores, como mostra um estudo da Associação Alemã de Energia e Indústrias de Água (BDEW).
A Bosch pretende resolver este problema através da sua plataforma proprietária, ao definir o próximo marco para melhorar o acesso à infraestrutura de carregamento: oferecer mais de um milhão de estações de carregamento em quatro continentes. Isto torna a rede da empresa tecnológica uma das maiores do mundo. “O objetivo declarado da Bosch é tornar as estações de carregamento amplamente acessíveis e acabar com o caos causado por diferentes aplicações de carregamento”, explica Marco Zehe, presidente da divisão Electrified Motion da Bosch.
Os utilizadores podem aceder aos serviços de carregamento da Bosch através de uma aplicação para smartphone, e a Bosch também oferece as suas soluções de carregamento de carros elétricos a fabricantes de veículos e empresas. Estes serviços podem ser integrados de forma flexível e fácil no design e sistema de infotainment de um fabricante, tanto funcional como visualmente, para que a experiência de condução e carregamento mantenha a identidade visual do fabricante e se encaixe no universo da marca.
São necessários apenas alguns cliques para carregar e pagar – com total transparência de custos. As estações de carregamento atualmente disponíveis podem ser encontradas por toda a Europa, América do Norte, Ásia e Austrália.
Atualmente, existem cerca de 800 mil estações de carregamento apenas na Europa e mais 130.000 na América do Norte; até ao final de 2024, haverá cerca de 200 mil na Austrália, Nova Zelândia e Ásia – e este é um número que se pretende que continue a crescer. “Ao integrar mais de um milhão de estações de carregamento numa única plataforma, estamos a facilitar muito a procura e localização dessas estações para os condutores de veículos elétricos – em todo o mundo. Desta forma, estamos a tornar a eletromobilidade cada vez mais adequada para o uso quotidiano do público em geral’, afirma Zehe.
São necessários serviços de carregamento inovadores: até 2030, a Bosch prevê que um em cada três veículos novos registados a nível mundial seja totalmente elétrico; até 2035, será um em cada dois. “Prevemos um enorme crescimento no negócio de serviços de carregamento ao longo da década – porque, à medida que o número de veículos elétricos aumenta, também cresce a necessidade de soluções de carregamento simples e abrangentes. E isso é bom para nós”, reforça Zehe.
Até ao final da década, a Bosch espera que o seu negócio de soluções de carregamento cresça mais de 50% a cada ano.