As borras de café biológico provenientes das cafetarias das lojas Auchan vão passar a ser entregues a produtores locais parceiros da marca, para serem reaproveitadas como fertilizante de solos e repelente de pragas. A iniciativa, integrada na estratégia “Desperdício Zero”, tem início nas lojas da margem sul, Almada, Setúbal e Coina, informa a marca em comunicado.
Num reforço da estratégia global de sustentabilidade da Auchan, há cerca de um ano, as cafetarias das lojas da marca começaram a utilizar café biológico, para que os clientes usufruíssem de um café com menor impacto ambiental. Agora, com a entrega das borras a produtores locais, e a consequente reutilização, a Auchan consegue também eliminar o que era, até então, um desperdício decorrente desta atividade, refere no mesmo comunicado.
Esta iniciativa junta-se a uma série de outras ações já desenvolvidas, no âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’ da marca. Em linha com o compromisso com o Bom, São e Local, este projeto permite fechar o ciclo de vida do café à venda nas cafetarias com desperdício zero e, em simultâneo, apoiar os produtores locais.
A entrega das borras tem início nas lojas de Almada, Setúbal e Coina e o primeiro destino é a Quinta das Mélias, produtora de hortícolas biológicos. O objetivo da Auchan Retail Potugal é multiplicar a iniciativa pelas restantes lojas e fazer chegar este desperdício a outros produtores locais e de outras zonas. De salientar que, só num mês, a Auchan conseguiu aproveitar aproximadamente 100 kg de borra de café.