A Bondalti, empresa do Grupo José de Mello, chegou a acordo para adquirir o Grupo Aguas Alfaro, um dos principais operadores espanhóis no segmento do tratamento de águas residuais, reforçando assim a sua aposta na diversificação de negócio e na presença em Espanha, anuncia.
A operação agora acordada incide sobre a “totalidade do capital social do Grupo Aguas Alfaro e alarga a presença da Bondalti em Espanha, que remonta a 2001 com a Elnosa, e onde opera desde o ano passado uma unidade industrial em Torrelavega, Cantábria”, lê-se num comunicado divulgado pela Bondalti. O investimento consolida igualmente a aposta da empresa no setor de tratamento de águas, depois da aquisição, em setembro último, da portuguesa Enkrott, refere a nota.
O Grupo Aguas Alfaro, que inclui as sociedades Aguas Rioja, Agua Energía y Medioambiente (AEMA) e Laboratórios Alfaro começou a sua atividade em 1994, e é reconhecido pela sua marca comercial AEMA. Com sede em Alfaro, na comunidade autónoma de La Rioja, “este grupo tem-se destacado por um posicionamento estratégico assente na inovação e no desenvolvimento de tecnologia própria aplicada ao tratamento de águas residuais, de consumo e de processos industriais, oferecendo soluções e serviços integrais dirigidas a clientes de vários setores de atividade, com especial incidência em empresas industriais do setor agroalimentar. O Grupo Aguas Alfaro disponibiliza uma oferta de soluções engenharia, construção, operação e manutenção de instalações para tratamento de águas de processo e residuais, controlo de Legionella, tratamento de resíduos e de lamas, fornecimento de produtos químicos, análises e inspeções laboratoriais, entre outros.
“Este é mais um passo na concretização do compromisso da Bondalti com uma estratégia de crescimento assente na diversificação geográfica e na complementaridade de áreas de negócio. A Bondalti encara o desenvolvimento sustentável em todos os seus pilares – económico, social e ambiental – pelo que acolhemos o Grupo Aguas Alfaro na Bondalti e no Grupo José de Mello com a certeza de que será um forte contributo para um crescimento ancorado nos valores de inovação e competência indispensáveis para superar os desafios futuros”, declara. João de Mello, presidente do Conselho de Administração da Bondalti.
As soluções para tratamento de águas representam um novo caminho de crescimento da Bondalti, com grande complementaridade relativamente à sua atividade nos químicos industriais, nomeadamente a produção de cloro. Para a Bondalti, esta nova área de negócio traduz também uma aposta de longo prazo num setor de atividade alinhado com as grandes tendências globais de desenvolvimento sustentável, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas relativos à eficiência no uso, abastecimento e acesso a água potável (ODS 6).