BNZ assegura fornecimento de energia verde à Ardagh Metal Packaging-Europe em Portugal

A BNZ, produtor independente de energia que desenvolve, constrói e opera projetos solares fotovoltaicos, assinou o seu primeiro vPPA (virtual power purchase agreement)com a Ardagh Metal Packaging-Europe (AMP-Europe), uma empresa do Grupo Ardagh, em Portugal.

Este acordo permitirá à BNZ fornecer um certificado de eletricidade 100% verde à AMP-Europe num contrato a longo prazo de 12 anos, consolidando assim o seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética. O produtor irá assegurar o fornecimento, concretamente, de 146 GWh de energia por ano, a partir de 2026, o que permitirá compensar cerca de 50% do consumo de energia continental da AMP-Europe. Este contrato irá também contribuir de forma significativa para os objetivos da empresa, que pretende atingir 100% de eletricidade renovável até 2030.

Recentemente, a BNZ inaugurou as suas primeiras centrais solares fotovoltaicas na província de Cádis, em Espanha, cumprindo o calendário previsto e reafirmando o seu compromisso firme com um futuro energético muito mais verde e ecológico. No total, a empresa prevê instalar uma carteira de mais de 1,7 GW de energia solar fotovoltaica no sul da Europa até ao final de 2026.

Diretor Executivo da BNZ, Luis Selva, considera que “a nossa colaboração com a AMP-Europe demonstra como uma parceria estratégica pode ter um impacto positivo significativo para todas as partes envolvidas. Este vPPA não só reforça a nossa presença em Portugal, um dos nossos principais mercados, como também contribui para o nosso compromisso partilhado com a AMP-Europe de promover a descarbonização e avançar para um futuro mais sustentável”.

Já David Spratt, Diretor Executivo da AMP-Europa, afirma que “estamos muito contentes por estabelecer parcerias com empresas como a BNZ, que partilham o nosso compromisso de acelerar a transição energética sustentável. Este vPPA constitui um marco significativo na expansão da nossa carteira de vPPA na Europa e é um passo importante para a redução de CO2 e para os objetivos de eletricidade renovável da AMP”.