O BNP Paribas Cardif reforça a política de investimento responsável e o compromisso para com a transição energética, aderindo à Net-Zero Asset Owner Alliance, convocada pelas Nações Unidas, lê-se num comunicado.
“A adesão à Net-Zero Asset Owner Alliance, convocada pela ONU, marca mais um passo significativo na estratégia de investimento responsável do BNP Paribas Cardif. Esta ampla iniciativa reflete concretamente os nossos compromissos e oferece uma poderosa alavanca para impulsionar a transição energética”, refere Pauline Leclerc-Glorieux, diretora executiva do BNP Paribas Cardif e membro do Comité Executivo do BNP Paribas.
A Net-Zero Asset Owner Alliance da ONU agrupa seguradoras e fundos de pensões internacionais que se comprometem a fazer a transição das suas carteiras de investimento para emissões-zero de gases com efeito de estufa até 2050. As ações dos investidores membros estão alinhadas com um aumento máximo da temperatura global para 1,5° C acima dos níveis pré-industriais, conforme delineado no Acordo de Paris.
Como parte da Net-Zero Asset Owner Alliance, estes investidores institucionais têm em vista quatro objetivos: Medir o alinhamento da sua carteira de investimentos com o Acordo de Paris e reduzir a pegada de carbono da sua carteira; Estabelecer objetivos de descarbonização para os setores responsáveis pelas maiores emissões de gases com efeito de estufa; Desenvolver investimentos em ações climáticas; Estabelecer o diálogo enquanto acionistas de empresas para encorajar a sua transição para a neutralidade de carbono.
Esta iniciativa está totalmente alinhada com os compromissos do Grupo BNP Paribas. “Ao aderir à Aliança Bancária Net-Zero no passado mês de abril, o Grupo, em particular, assumiu um compromisso de alinhar as emissões de gases de efeito de estufa resultantes das suas atividades de investimento em crédito e conta própria com o caminho para alcançar a neutralidade de carbono em 2050”, lê-se no mesmo comunicado.