A BioSmart – Soluções Ambientais, S.A. concluiu os trabalhos referentes ao concurso “Aquisição de serviços de reabilitação das pontes da decantação secundária da ETAR de Gaia Litoral”. Resultante de procedimento público organizado pela SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, S.A., o contrato foi cumprido pelo valor adjudicado de 260 602,74 €, dentro do prazo contratual de 1 ano. Os trabalhos objeto deste contrato consistiram na reabilitação das quatro pontes da decantação secundária da ETAR de Gaia Litoral e foram realizados em parceria com a empresa Equimetra – Equipamentos, Metalomecânica e Transportes, S.A., também ela do Grupo NOV.
Cada uma das pontes referidas possui dois canais e respetivos raspadores de fundo, raspadores de superfície e tubagem de extração de lamas. Os trabalhos de reabilitação das pontes incidirão sobre as seguintes zonas: Estrutura da ponte; Tubagens e saiote de aspiração; Pontes raspadoras de superfície; Raspadores de fundo; Força motriz; Circuitos de ar comprimido e vácuo; Eletricidade, automação e sistema guia do cabo de alimentação elétrico; Plataforma de acesso aos elementos de força motriz; Sistema de ventiloconvecção.
No final dos trabalhos foi efetuado o comissionamento obrigatório, com arranque e acompanhamento dos
ensaios funcionais, para além da entrega de relatórios e telas finais.
A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Gaia Litoral entrou em funcionamento em maio de 2003 e está dimensionada para uma população de 300.000 habitantes – equivalentes no ano de horizonte de projeto.
O caudal médio de tratamento e o caudal de ponta são de 66.700m3/dia e 1,177m3/s, respetivamente. O
processo de tratamento baseia-se num sistema de tratamento por lamas ativadas em regime de arejamento convencional.
A decantação secundária é efetuada através da separação gravítica entre as lamas ativadas e a água residual tratada, assegurada por quatro decantadores retangulares equipados com as pontes raspadoras (alvo desta intervenção) para as lamas de fundo e escumas flutuantes.