Através de procedimento público, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo adjudicou à BioSmart a Remoção de Sedimentos Contaminados na Albufeira de Monte da Rocha, para evitar a degradação da qualidade da água.
O serviço deverá demorar cerca de dois meses e estima-se que a área de intervenção, correspondente a cerca de 500 m2, corresponderá um volume estimado de sedimentos removidos de cerca de 50 m3 e/ou 125 toneladas de resíduos.
Os sedimentos que se pretendem remover provêm de descargas de lamas de tratamento de água para abastecimento associados à descarga de lamas da antiga Estação de Tratamento de Água de Monte da Rocha e que se acumularam no local. Estes sedimentos ainda que estejam na área de inundação da albufeira têm estado a descoberto, uma vez que os níveis da albufeira se encontram muito baixos, função da prolongada seca que a região atravessa.
Os resíduos serão encaminhados para a Unidade da BioSmart, no concelho de Beja, onde estão instalados o Aterro de Resíduos Não Perigosos e a Unidade de Compostagem.