A BioSmart, empresa do Grupo NOV Ambiente e Energia, concluiu o contrato com a Águas do Norte, para prestação de serviços de reparação e conservação de equipamentos eletromecânicos.
O contrato, com duração de três anos, teve associadas tarefas de elevada complexidade em equipamentos como motores elétricos, grupos eletrobomba de elevação, agitadores, compressores de ar, sopradores de ar e atuadores elétricos, entre outros.
Desta forma, foi feita a manutenção de bombas submersíveis, através da limpeza e substituição de vedantes, rolamentos e retentores, bem como a calibração e alinhamento para garantir a eficiência hidráulica; a reparação de motores elétricos, com bobinagem de motores, análise e correção de desequilíbrios elétricos e testes de isolamento para prevenir avarias inesperadas; e a inspeção e manutenção de grupos eletrobomba, através verificação do desempenho mecânico e elétrico, bem como ajustes em válvulas e sistemas de controlo.
Foi ainda realizada a manutenção de compressores e sopradores de ar, com a limpeza dos filtros, verificação da lubrificação e substituição de componentes desgastados para assegurar o fluxo contínuo de ar comprimido; e feitos ajustes e a reparação de atuadores elétricos, através da calibração de sensores, substituição de circuitos e da otimização de comandos para assegurar o correto funcionamento das unidades.
A BioSmart foi responsável pela prestação dos serviços nas áreas coordenadas pelos Centros de Exploração do Minho Lima (10 concelhos) e do Cávado Ave (13 concelhos), garantindo a operacionalidade dos sistemas, reduzindo os tempos de paragem e aumentando a vida útil dos equipamentos da Águas do Norte.