A BioSmart – Soluções Ambientais concluiu, neste mês de agosto, os trabalhos referentes ao concurso “Aquisição de serviços de recolha, transporte e armazenamento/valorização/deposição em destino final de lamas de ETAR de Lagunagem”, a decorrer na ETAR de São Bartolomeu de Messines.
De acordo com a empresa, o procedimento público, da alçada da Águas do Algarve, apresentava um valor máximo de 420 mil euros, estando dependente do volume de trabalhos efetivamente necessários, medidos em toneladas de lamas recolhidas.
“Os trabalhos foram efetuados em dois momentos distintos e intervalados, 2021 e 2022, estando inicialmente estimadas 6 mil toneladas de lamas no total das lagoas a intervir”, refere a BioSmart.
Através da correta gestão dos trabalhos e da alocação dos equipamentos e meios materiais necessários, o prazo previsto em caderno de encargos (570 dias) foi encurtado em vários meses.
Segundo a BioSmart, os serviços incluíram a execução da recolha, transporte e valorização de lamas, incluindo o esvaziamento das lagoas.
A ETAR manteve o seu regular e integral funcionamento, garantindo a manutenção e a laboração dos sistemas de tratamento da ETAR para garantir o tratamento dos efluentes urbanos. Esta ETAR recebe efluente urbano e serve a freguesia de São Bartolomeu de Messines, sendo a sua zona de descarga no Ribeiro Meirinho.