A BioSmart – Soluções Ambientais, S.A. garantiu a adjudicação dos trabalhos referentes ao concurso, lançado pela AgdA (Águas Públicas do Alentejo), denominado “Aquisição de Serviços de Limpeza de Leitos de Secagem de ETAR do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAA)”.
De acordo com a empresa, do Grupo NOV Ambiente e Energia, os trabalhos decorrem faseadamente, com um prazo de 180 dias, em diversas instalações do sistema gerido pela AgdA no âmbito do SPPIAA, prevendo-se dar início aos trabalhos ainda no presente mês de dezembro de 2021.
O procedimento público, com um valor máximo de 122.400 euros, repartido por dois lotes, estima a limpeza de 935 toneladas no lote 1 (total de 8 instalações) e de 838 toneladas no lote 2 (13 instalações) de lamas a retirar dos leitos de secagem (com recurso a meios mecânicos do tipo retroescavadora/giratória), respetivo carregamento, transporte com recurso a contentores/galeras e encaminhamento para o Aterro de RNP de Beja.
Os locais de prestação de serviços são os seguintes, repartidos por Município: ETAR do Torrão (Alcácer do Sal); ETAR Melides e ETAR Canal Caveira (Grândola); ETAR Cercal e ETAR São Domingos (Santiago do Cacém); ETAR Boavista dos Pinheiros, ETAR Odemira e ETAR São Luís (Odemira); ETAR Póvoa São Miguel, ETAR Moura, ETAR Amareleja, ETAR Sobral da Adiça, ETAR Safara Poente, ETAR Safara Nascente, ETAR Santo Aleixo da Restauração e ETAR Santo Amador (Moura); ETAR Mina São Domingos (Mértola); ETAR Senhora de Aires (Viana do Alentejo); ETAR Cuba (Cuba); ETAR Alvito (Alvito); ETAR Aljustrel (Aljustrel).