O BioMonitor4CAP é um projeto europeu que visa desenvolver a monitorização avançada da biodiversidade para demonstrar as práticas e políticas agrícolas que funcionam melhor na conservação da biodiversidade agrícola. São 23 organizações parceiras de 10 países europeus e do Peru que participam neste projeto financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa.
A Food4Sustainability, enquanto entidade parceira, irá contribuir para o desenvolvimento de sistemas de gestão da biodiversidade e irá implementar ensaios experimentais e de demonstração para apoiar a transformação agrícola na União Europeia.
De acordo com a Food4Sustainability, o projeto BioMonitor4CAP irá testar, validar e desenvolver sistemas de monitorização da biodiversidade, acessíveis e seguros, que funcionem tanto em terrenos agrícolas quanto em locais Natura 2000. Estes sistemas irão combinar sistemas clássicos de indicadores de biodiversidade com abordagens mais tecnológicas, como abordagens acústicas, óticas ou moleculares. O projeto irá desenvolver também modelos de previsão para recomendar mudanças na gestão agrícola de forma a melhorar a biodiversidade, pode ler-se num comunicado.
“Esses sistemas de monitorização da biodiversidade são necessários para implementar políticas com base em evidência científica nas paisagens agrícolas europeias”, declaram o Dr. Nils Borchard, DLG (Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft – Sociedade Agrícola Alemã) e o Prof. Christoph Scherber, LIB (Leibniz-Institut zur Analyse des Biodiversitätswandels – Instituto Leibniz para a Análise da Mudança da Biodiversidade).
O projeto envolve vários grupos de stakeholders para garantir a implementação e o sucesso destes novos sistemas de monitorização de biodiversidade.