Bill Gates, juntamente com mais de uma dezena das pessoas mais ricas do mundo, lançou um novo fundo de investimento de mil milhões de dólares (cerca de 946,6 milhões de euros) para investir em empresas do setor tecnológico, que tenham como missão ajudar o ambiente, noticia o Diário de Notícias.
O fundo dá pelo nome de Breakthrough Energy Venture, é liderado pelo confundador da Microsoft e conta com a participação de outros 19 investidores de alto perfil, incluindo Jeff Bezos, CEO da Amazon, Jack Ma, presidente da Alibaba, entre outros.
Na página da iniciativa, o grupo define como objetivo “proporcionar um acesso mundial a energia, alimentos, bens, transporte e serviços, sem aumentar as emissões de gases com efeito de estufa”.
O montante será aplicado ao longo dos próximos 20 anos, em empresas tecnológicas, as chamadas cleantech – com preocupação ambiental, que estejam em diversos estágios de desenvolvimento. O foco será em negócios na área da eletricidade, manufatura, agricultura, construção e transportes.