A BENEO, do Grupo Südzucker, desafiou a Energest – Engenharia e Sistemas de Energia a desenvolver uma caldeira de recuperação de calor (HRSG) associada à sua nova turbina a gás natural Solar T70, para maximizar a eficiência energética e a produção de vapor nas suas instalações, alinhando-se com os seus compromissos de sustentabilidade.
Com base nas necessidades específicas do projeto, a empresa decidiu investir numa solução personalizada que inclui uma caldeira HRSG a tubos de água, projetada para operar em modo recuperativo apenas com gases de escape da turbina, quanto em modo de pós-combustão e ainda em modo fresh-air. Esta abordagem visa não só aumentar a eficiência do processo produtivo, mas também reduzir as emissões de NOx, contribuindo para um ambiente mais sustentável.
A caldeira, desenvolvida pela Energest, será capaz de produzir até 40 toneladas de vapor por hora, operando a uma pressão de 40 barg e uma temperatura de vapor de 400ºC. Esta solução tailor-made incorpora tecnologia de pós-combustão Fives-Pillard para maximizar a recuperação de energia, assegurando que o calor gerado é utilizado de forma otimizada.
António Ribeiro, Diretor Comercial da Energest, afirma que “a parceria com a BENEO é um exemplo perfeito de como a Energest pode ajudar as indústrias a atingir os seus objetivos de eficiência energética. Estamos entusiasmados em desenvolver uma solução que não apenas melhora a eficiência operacional da BENEO, mas que também promove a sustentabilidade na indústria”.
Por sua vez, Nicolas Lorge, Technical Manager da BENEO, realça que “trabalhar com a Energest tem sido uma experiência valiosa. A sua capacidade de oferecer soluções personalizadas é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos de eficiência e sustentabilidade, e estamos confiantes de que esta nova caldeira irá resultar numa melhoria significativa nas nossas operações”.