BCSD Portugal e Fundação Santander Portugal lançam programa de sustentabilidade empresarial para PME
O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal) e a Fundação Santander Portugal juntaram-se para atribuir 600 bolsas a profissionais de pequenas e médias empresas (PME) interessados em adquirir e desenvolver competências e conhecimentos na área dos ESG (ambiente, social e governação).
De acordo com o BCSD Portugal, em comunicado, “um dos principais objetivos é que, no final do programa, os participantes possam conhecer os principais conceitos que estão na origem da sustentabilidade empresarial”.
“Identificar riscos e oportunidades, definir e introduzir a sustentabilidade como estratégia empresarial, conhecendo alguns estudos sobre empresas que adotaram a sustentabilidade como estratégia empresarial” são algumas das componentes do “ESG para PME”.
O BCSD Portugal refere ainda que, durante o programa, os participantes ficarão a conhecer as várias dimensões da sustentabilidade – ‘people’, ‘profit’, ‘purpose’ e ‘planet’ –, o impacto que cada uma delas tem na cadeia de valor e a importância da relação com os diversos ‘stakeholders’ ao longo do processo.
Ao programa “ESG para PME” podem candidatar-se quadros diretivos, trabalhadores, colaboradores, sócios, gerentes, consultores e outros colaboradores. Para isso, basta que sejam maiores de 18 anos e tenham uma ligação profissional a uma PME portuguesa ou sediada em Portugal, refere o BCSD. Os participantes deverão possuir bons conhecimentos de inglês e ser fluentes em português.