BASF investe na proteção climática e eficiência energética
Consciente de que as alterações climáticas são um dos maiores desafios enfrentados hoje pela sociedade, a empresa química BASF assume estar comprometida com a proteção do clima global economicamente eficiente e ecologicamente eficaz. A multinacional alemã, representada em Portugal desde 1948, vai mais longe afirmando que a eficiência energética é a chave para conjugar a proteção do clima, a conservação dos recursos e as vantagens económicas.
O objetivo da BASF é reduzir as emissões de gases de estufa específicas por toneladas métricas de produtos de venda em 40% até 2020, face a 2002. O ano passado, atingiu uma redução de 37,2%.
Os produtos de proteção climática vendidos pela BASF em 2016 permitiram que os clientes reduzam as emissões de gases de efeito estufa em 540 milhões de toneladas métricas equivalentes de CO2. Estes produtos encontram-se em inúmeras tecnologias para a proteção climática, possibilitando assim a garantia de eficiência energética e a proteção do clima em diversos fatores, tais como na indústria da construção e agricultura.
Soluções BASF de proteção ao ambiente
São várias as soluções de produtos disponibilizadas pela empresa química, nos mais variados setores. Na área da construção e habitação, a BASF inventou, há mais de 50 anos, o Neopor®, um produto clássico que garante a eficiência do isolamento e que, mundialmente, é conhecido pelo nome comercial Styropor®. A adição de partículas de grafite preto neste produto veio melhorar o desempenho do isolamento em até 20%. A BASF exemplifica dizendo que para isolar um edifício antigo, para que a exigência de energia de aquecimento de 21 litros de óleo de combustível por metro quadrado por ano se reduza a sete litros, é necessário menos material de isolamento do que utilizado o tradicional Styropor®.
Ainda no mesmo setor, os sistemas de espuma rígida de poliuretano (PU), graças às suas propriedades de isolamento excecionais, são utilizados numa série de aplicações de frio e calor. Segundo os responsáveis da BASF, além de economizar energia e custos, esta espuma rígida de PU oferece liberdade criativa e espaço adicional aos arquitetos, sendo pois usada na construção e casas em várias aplicações para telhados, paredes e pavimentos. As espumas rígidas Elastopor® e Elastopir® também são utilizadas como matéria-chave nos painéis sanduíche, por exemplo, como elementos de fachada e telhado, em câmaras frigoríficas e pavilhões.
Uma terceira solução é o Styrodur®, cuja produção se iniciou em 1964. Trata-se de uma placa verde isoladora que se distingue pela sua diversidade, robustez, menor absorção de água e maior resistência à compressão.
Soluções para o setor agrícola
O uso de fertilizantes liberta enormes quantidades de óxido nitroso por meio da decomposição de compostos de azoto no solo. O inibidor de nitrificação da BASF assegura que os compostos de amónio, contidos nos fertilizantes, são metabolizados mais lentamente pelas bactérias no solo, resultando numa diminuição de óxido nitroso. O fertilizante fornece eficientemente nutrientes para as culturas e elas requerem fertilização com muito menos regularidade. Por isto, as soluções da multinacional alemã diminuem as emissões dos gases de efeito de estufa. O impacto nas águas subterrâneas é reduzido também pelo inibidor de nitrificação.
O objetivo da BASF é aumentar continuamente a contribuição dos produtos atuais para a proteção do ambiente, bem como desenvolver novos produtos e soluções. Por isso mesmo, metade dos investimentos anuais em Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) são aplicados em inovações de produtos e processos que contribuem para a proteção do ambiente.
Leia mais sobre a preocupação da BASF com o meio ambiente em: https://www.basf.com/en/company/sustainability/environment/energy-and-climate-protection.html
*Este artigo foi publicado na Ambiente Magazine Nº75.