BASF Agricultural Solutions lança programa para ajudar agricultores na redução de emissões
Com a agricultura a ser responsável por cerca de 20% das emissões globais de CO2, as práticas agrícolas eficientes em termos de carbono podem contribuir significativamente para combater as alterações climáticas. Desta forma, a BASF Agricultural Solutions vai lançar, este ano, um programa que permite aos agricultores rastrear e lucrar com as práticas de redução das emissões de CO2, sublinhando os esforços para contribuir para o combate às alterações climáticas.
Denominado por “Programa Global de Carbono na Agricultura”, a iniciativa que será lançada por fases vai apoiar o compromisso da BASF Agricultural Solutions de reduzir a pegada de carbono por tonelada de cultura produzida em 30% até 2030 no trigo, soja, arroz, colza e milho.
Segundo a BASF, este Programa vai promover práticas agrícolas sustentáveis e fomentar a melhor utilização de todo o portfólio de produtos para os agricultores: “desde sementes, produtos químicos e biológicos inovadores na proteção de culturas, até à agricultura digital e soluções de gestão de fertilizantes”. O programa tem por base um conjunto de ferramentas de sustentabilidade para orientar e avaliar a evolução da sua implementação, ajudando, dessa forma, os agricultores a tomar decisões equilibradas, que contribuam para reduzir as emissões na exploração agrícola e a sequestrar mais dióxido de carbono no solo. Além disso, a BASF vai construir uma plataforma global para permitir aos agricultores gerar créditos de carbono de certificadores reconhecidos que levarão a segundos fluxos de receitas pelos seus esforços de redução do mesmo.
“O lançamento do nosso Programa Global de Carbono na Agricultura é uma prova do nosso forte compromisso com a agricultura sustentável. Permitirá aos agricultores de todo o mundo aumentar a saúde dos seus solos, reduzir as emissões, capturar dióxido de carbono e ao mesmo tempo, serem recompensados pelos esforços realizados pela sustentabilidade e no combate às alterações climáticas”, declara Vincent Gros, presidente da BASF Agricultural Solutions.