O município do Barreiro vai instalar 90 postos de carregamento para veículos elétricos, distribuídos pelas diversas freguesias, de forma cobrir as necessidades dos que vivem, trabalham ou visitam o concelho, promovendo, assim, a sustentabilidade.
Rui Braga, vereador e responsável pelo planeamento, ordenamento do território e informação geográfica, diz em comunicado que “estes novos postos vão ser instalados de forma equilibrada pelo concelho, junto a zonas residenciais, em vez das habituais zonas de passagem, sem nunca pôr em causa as condições de acessibilidade, mobilidade e estacionamento”. Além disso, acrescenta, “estes equipamentos têm sensores de medição de temperatura da qualidade do ar, o que nos permite uma melhor monitorização deste importante aspeto para a cidade”.
Com as questões ambientais cada vez mais presentes, o Barreiro caminha para uma cidade cada vez mais verde e amiga do ambiente, por via da redução da emissão de gases com efeito de estufa, sobretudo em contexto urbano.
Apesar de ser um concelho de pequena dimensão em termos territoriais, o município tem uma elevada densidade populacional que sofre do impacto direto de gases provenientes de veículos de combustão, com graves repercussões na saúde das populações.
Ciente disso, Frederico Rosa, presidente da autarquia, tem implementado, durante o seu mandado, medidas que respeitam e preservam o ambiente:“A promoção de um planeta mais limpo e sustentável faz-se com medidas concretas de promoção e utilização de energias limpas”. Para o autarca, “a esta medida juntam-se outras já tomadas, como a iluminação pública em LED, a renovação total da frota de autocarros para gás natural, a plantação de mais de 1000 árvores em contexto urbano, os projetos de combate a ondas de calor ou fenómenos extremos, como a naturalização do escoamento de águas pluviais, ou a resolução de pontos críticos rodoviários, através da eliminação de semaforização, criando novas centralidades com maior mobilidade e fluidez de tráfego”.
Nos últimos anos, a Câmara Municipal do Barreiro investiu já cerca de 20 milhões de euros em projetos que promovem a sustentabilidade.