A Câmara Municipal do Barreiro tem em curso a implementação de várias medidas que visam a redução do consumo de água, com o objetivo geral de aumentar a sustentabilidade ambiental e, em particular, corresponder à atual exigência nacional de seca.
Nesse sentido, a autarquia suspendeu, temporariamente, as lavagens da via pública, estando previsto, para breve, o início de reutilização de água tratada da ETAR para esse fim, tendo em conta a adequabilidade da qualidade desta água, que é sujeita a todos os tratamentos necessários, incluindo a desinfeção final (tratamento terciário).
A reutilização de água residual, tratada e desinfetada, nas lavagens de ruas é um procedimento que já vem sendo adotado por outros municípios, por exemplo Lisboa e Cascais, e para o qual serão garantidos todos os requisitos de segurança e salubridade.
Considerando o atual nível de utilização de água para lavagens de ruas, prevê-se, com esta medida, uma poupança mensal de água potável na ordem dos 250 m3.
Relativamente à Rega de Espaços Verdes, e no imediato, está a ser estudado um Plano de redução de consumo, salvaguardando “regas de sobrevivência”.
Posteriormente, serão implementadas outras medidas de reutilização de água residual tratada, por exemplo lavagens de viaturas de Recolha de Resíduos Urbanos e na rega.