O Barreiro é a 1.ª cidade na Península Ibérica com incentivos às coberturas e paredes verdes em Portugal, graças à inclusão de incentivos a este género de projetos, no atual regulamento municipal de concessão de incentivos ao investimento, recentemente aprovado pelo município.
A autarquia, que se tornou membro da Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), teve a preocupação de incorporar neste documento, um conjunto de disposições que possam contribuir para um melhor desempenho ambiental.
A aposta em práticas ambientalmente e energeticamente sustentáveis patente nos critérios para a concessão de incentivos ao investimento como a “concretização de coberturas e fachadas verdes”, é apenas um exemplo, ainda que inovador, do que a autarquia decidiu introduzir neste documento de incentivo ao investimento.
O regulamento contempla, entre outros aspetos, a aposta em “projetos de investimento associados a operações urbanísticas que se concretizem em obras de construção nova, e em obras de reabilitação do edificado que considerem a utilização de práticas como: privilegiar o uso eficiente de energia, de água, soluções para recolha e armazenamento de água da chuva e/ou que possibilitem a reutilização das águas”.
Como um “passo importante que vai ao encontro das diretrizes europeias no que ao desenvolvimento ambientalmente sustentável das cidades diz respeito” é a forma como o vereador responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo carateriza as novidades introduzidas no Regulamento de Incentivos ao Investimento. Para Rui Braga, “os investimentos em infraestruturas verdes têm potencial significativo para reforçar o desenvolvimento regional e urbano, inclusive pela manutenção ou criação de empregos”.
Neste âmbito, o município sublinha ainda que está em cima da mesa o desenvolvimento de outros regulamentos municipais, que podem vir a considerar outras medidas “de apoio e/ou promoção de coberturas verdes e/ou jardins verticais”, assim como “taxas reduzidas aos particulares, sempre que sejam utilizadas práticas ambientalmente e energeticamente sustentáveis”.
Com o Regulamento Municipal de Concessão de Incentivos ao Investimento, em vigor, a Câmara Municipal do Barreiro não só procura criar oportunidades de negócio através de propostas de intervenção com impacto económico, cultural e social, mas também a requalificação dos espaços, assente numa estratégia de desenvolvimento sustentável, como são disso exemplo os corredores verdes, que responda às necessidades da população e do território.