“Bando do Mar” é a mais recente campanha de sensibilização do Pingo Doce
O Pingo Doce tem em marcha uma nova campanha “Bando do Mar” que visa sensibilizar as famílias e as crianças portuguesas para a temática da preservação do oceano e das suas espécies. Com uma forte componente lúdico-pedagógica, a iniciativa, que decorre até 7 de junho, conta com um livro e oito personagens que reforçam a importância de cuidarmos deste património, lê-se numa nota divulgada pelo Pingo Doce.
Citando os dados da Quercus e da WWF, o Pingo Doce lembra que “oito milhões de toneladas de lixo por ano cheguem ao oceano pela mão do Homem, com consequências diretas na biodiversidade”. Em Portugal, por exemplo, “os microplásticos prevalecem nas praias, representando 72% do lixo encontrado em zonas de estuários e industriais”, precisa.
Com esta preocupação em mente, o cadeia de supermercados e hipermercados portuguesa assumiu, há vários anos, um conjunto de compromissos no âmbito das suas Políticas Ambiental e de Compras Sustentáveis, que visam contribuir para proteção da biodiversidade. A campanha agora lançada tem como missão “sensibilizar as famílias portuguesas para a problemática do lixo marinho” e assim “reiterar os seus compromissos sobre a preservação do oceano e das suas espécies”, refere o comunicado.
A iniciativa tem como elementos centrais as personagens do “Bando do Mar”, que representam diversas espécies marinhas e preconizam o livro “Bando do Mar-Missão: salvar o oceano”, com texto original de Joana M. Lopes, vencedora de texto da 1a edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, e com ilustração de Wojtek Stachyra, ilustrador dos anteriores livros do Bando do Bosque.
O livro, que narra a história de uma máquina que limpa o oceano, tem o apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) e o contributo técnico-científico do Oceanário de Lisboa.
Por cada livro entregue aos clientes, o Pingo Doce doará 0,50 cêntimos para iniciativas de educação e sensibilização ambiental para a problemática do lixo marinho. Este donativo será repartido entre ações de limpeza de zonas costeiras e o projeto de educação ambiental “Suspeitos do Costume”, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e pelos seus Programas Eco-Escolas e Bandeira Azul, que abrange cerca de 2000 escolas em Portugal Continental e Ilhas. Estes programas visam a educação para um consumo mais responsável através da monitorização e limpeza de praias, da recolha, identificação e interpretação do tipo de resíduos e suas origens, bem como o envolvimento da comunidade nesta problemática.
De acordo com Maria João Coelho, diretora de Marketing do Pingo Doce, “para além dos compromissos e acções definidas pelo Pingo Doce anualmente em prol da preservação do ambiente, procuramos criar campanhas que envolvam as famílias e influenciem de forma positiva a mudança de comportamentos, pois, acima de tudo, a defesa do ambiente é um dever de todos nós”.
Entre as diferentes iniciativas e compromissos assumidos pelo Pingo Doce, destacam-se a defesa da pesca sustentável, a recolha de resíduos nas lojas e a reformulação das embalagens dos produtos de marca própria através do programa de Ecodesign, que visa reduzir o impacto ambiental das embalagens.
Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site.