A MatosinhosHabit, no âmbito da Housing Evolutions Hub, gerida pela Housing Europe (Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social), foi recentemente distinguida pelo exemplo da sua política de boas práticas. Em destaque encontram-se os projetos “Banco de Bens” e o “CREW” que alcançam assim reconhecimento a nível europeu, pode ler-se num comunicado.
De acordo com a entidade municipal, o “Banco de Bens” e o “CREW”, estão em lugar de destaque na plataforma Housing Evolutions, pelo seu “conceito inovador”, mas também por “contribuírem para a promoção da sustentabilidade económica, social e local do concelho”.
Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, “esta distinção é um reconhecimento mas também uma valorização de todo o nosso trabalho que, como são exemplos estes projetos, não se restringe “apenas” às questões diretamente ligadas com a habitação. Essa é de facto uma das nossas prioridades mas o bem-estar da população é, igualmente, outro dos nossos focos, o que também passa por proporcionarmos outras condições e apoios que vão de encontro às necessidades dos munícipes para que se viva cada vez melhor em Matosinhos”.
Implementado este ano, o Banco de Bens tem como objetivo proporcionar uma “melhor qualidade de vida à população local”, pretendendo também “promover o trabalho em rede, estimular a economia circular e fomentar a solidariedade”. Trata-se de um projeto que “disponibiliza às famílias e instituições mais vulneráveis do concelho equipamentos novos ou reutilizáveis e que são doados por empresas ou particulares”, refere a mesma nota.
Criado em parceria com a LIPOR, o CREW (Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) é um projeto que visa proporcionar uma nova vida a equipamentos elétricos e eletrónicos, promovendo a recuperação dos mesmos e incentivando também a sua reciclagem. Neste âmbito, foi ainda implementado no concelho um espaço de formação e capacitação que promove a retoma de vários equipamentos que tenham potencial para serem recuperados. O principal objetivo é dar-lhes uma segunda vida dado que habitualmente são descartados após alguma anomalia.