Bali vai acolher 10. ª edição do Fórum Mundial da Água em 2024
Entre os dias 21 e 26 de março, decorreu em Dakar, Senegal, o 9.º Fórum Mundial da Água, organização conjunta do Conselho Mundial da Água (World Water Council) e da República do Senegal. Portugal esteve presente com um pavilhão específico, onde todos os participantes nacionais do setor se reuniram para trabalhar, partilhar experiências e conviver, pode ler-se numa nota.
A APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) esteve representada por Rui Godinho, J. Henrique Salgado Zenha e Nuno Campilho, respetivos Presidente do Conselho Diretivo e Vice-Presidentes.
A dinamização da participação portuguesa esteve a cargo de uma “task-force“, integrada por representantes da Secretaria-Geral do MAAC (Ministério do Ambiente e da Ação Climática), PPA (Parceria Portuguesa para a Água), ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), APDA, APA (Agência Portuguesa do Ambiente), Embaixada de Portugal em Dakar e AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), a qual permitiu a realização de várias atividades.
Destaca-se a realização, ao nível global do Fórum, de um Painel de Alto Nível: “A cooperação em língua portuguesa no quadro do Abastecimento de Água e do Saneamento – perspetivas políticas e institucionais – com a presença do MAAC de Portugal, de membros de Governo de outros países de Língua Oficial Portuguesa e de dois membros do Bureau do Conselho Mundial da Água, entre os quais Rui Godinho. Também a realização de uma Sessão Especial – A cooperação em língua portuguesa no quadro do Abastecimento de Água e do Saneamento – perspetivas técnicas, sociais, ambientais e regulatórias – com várias intervenções lusófonas, bem como de um evento sobre a Conferência dos Oceanos, que terá lugar em Lisboa, em julho próximo. Rui Godinho participou também numa Sessão Especial da task-force “Global Changes” do World Water Council, onde abordou o tema “Cibersegurança”.
No âmbito do Pavilhão de Portugal, a realização de várias iniciativas institucionais e empresariais, também com a presença de entidades estrangeiras, entre as quais um colóquio organizado e moderado pela APDA (J. Henrique Zenha) sobre “Governança”, com membros de governo de países de expressão portuguesa, e a participação da APDA num evento relacionado com emprego juvenil (Nuno Campilho). Uma concorrida presença de vários representantes de países africanos de língua oficial portuguesa e a criação de um ambiente muito significativo de envolvimento e empatia relevantes para o desenvolvimento internacional do setor, caracterizou também a atividade do Pavilhão de Portugal,
Segundo a APDA, será em Bali, na Indonésia, que se realizará a décima e próxima edição do Fórum Mundial da Água, a decorrer em 2024.