A Azitek, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi escolhida pela Ford Motor Company para implementar um sistema de rastreamento de ativos na fábrica europeia da construtora automóvel americana.
No final de 2022, a Azitek destacou-se de entre 150 startups e venceu o desafio lançado pela Ford no BoostUp! Bridge 2022 Grand Final, iniciativa do European Institute of Innovation and Technology (EIT) Manufacturing. A distinção valeu um prémio de 30 mil euros para o desenvolvimento da solução de IoT que está, agora, a implementar na fábrica da Ford, em Valência.
A solução da empresa rastreia cerca de seis dos 20 mil contentores de plástico KLT responsáveis pelo transporte de materiais e bens entre os diversos locais da fábrica sediada em território espanhol. A tecnologia de radiofrequência permite fazer, em tempo real, a deteção automática das caixas, obter a sua localização, fazer inventário instantâneo, receber avisos relativamente à escassez desses materiais, produzir indicadores de desempenho, fazer o processo de lavagem dos contentores, entre outros dados. Estes dados são recolhidos através de leitores colocado na zona da linha de montagem, do armazém e da lavagem dos contentores.
Este procedimento permite resolver o problema da execução de inventário manual, processo que é propenso a erros, e que leva a uma perda anual de 7% das caixas utilizadas, que se refletem em perdas financeiras para as empresas que as compram e que necessitam das mesmas para poder funcionar de forma eficiente.
Para o CEO da Azitek, José Francisco Valente, o próximo passo é expandir esta solução aos restantes contentores e a outros parceiros logísticos da fabricante automóvel.
Para além da Ford Motor Company, a Azitek aplica esta solução nos caixotes do lixo da cidade do Porto, através da Porto Ambiente, e nas fábricas da Lingote. Também oferecem soluções para a indústria na área da automatização de processos, tendo como clientes a Bosch, a BorgWarner, a Gestamp, entre outros.