O Azeite do Alentejo está a participar, durante três dias, no Winter Fancy Food Show, evento gastronómico para profissionais que decorre em São Francisco, no estado da Califórnia, entre 13 e 15 de janeiro. Esta ação, uma iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, pretende dar a conhecer os azeites alentejanos aos empresários da indústria alimentar norte-americana, mais especificamente na costa Oeste dos Estados Unidos (EUA).
No stand do CEPAAL, é possível provar e degustar os azeites de quase três dezenas de produtores do Alentejo, região responsável pela produção de 78% do azeite nacional.
Com mais de 325 milhões de habitantes, os EUA estão a descobrir o potencial gastronómico e os benefícios do azeite, pelo que é considerado pelo CEPAAL um dos mercados prioritários no seu plano de promoção externa – a par de outras geografias como o Canadá, Dinamarca, Suécia, Alemanha, incluindo o Brasil, o maior mercado de exportação do azeite nacional.
“Pela sua dimensão, e mesmo que ainda represente uma fatia muito pequena das exportações de azeite, os Estados Unidos têm um potencial enorme. Por isso, no último ano, temos vindo a reforçar a nossa presença neste território. Em junho e julho do ano passado, estivemos na costa Este, em Nova Iorque, no Summer Fancy Food Show, e agora estamos na Califórnia para dar a conhecer a qualidade dos azeites do Alentejo”, refere Mariana Teles Branco, técnica de marketing e qualidade do CEPAAL.
Nesta 44.ª edição do Winter Fancy Food Show, organizado pela Specialty Food Association no Moscone Center, o maior complexo de exposições na Califórnia, marcam presença mais de 1.400 expositores de todo o mundo e perto de 80.000 produtos.
Esta ação de promoção nos Estados Unidos insere-se no projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor.
O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).