A AVALER – Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos e a AEVERSU – Associação Espanhola de Valorização Energética de Resíduos assinaram hoje, dia 3 de outubro, um protocolo de colaboração para a dinamização de um conjunto de iniciativas para a promoção da moderna Gestão de Resíduos, de uma Valorização Energética que evite a deposição indevida de resíduos em Aterro e para potenciar as estratégias da Economia Circular.
O protocolo foi assinado pelo presidente da AVALER, Aires Pereira, e pelo presidente da AEVERSU, Rafael Guinea, tendo a cerimónia sido presidida pelo Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. Esta cerimónia contou ainda com a presença do presidente da CEWEP – Confederação Europeia das Entidades de Valorização Energética de Resíduos, Paul de Bruycker.
Numa perspetiva de que juntos somos mais fortes, este Protocolo entre a AVALER e a AEVERSU vai permitir unir esforços e vontades de gestores e estruturas técnicas e de operação de 15 centrais de valorização energética de resíduos de Portugal, Espanha e Andorra.
Este diálogo entre as duas Associações Ibéricas permitirá um trabalho concertado para a valorização, anual, de um modo ambientalmente apropriado, de mais de 3,5 milhões de toneladas de resíduos.
De facto, só em Portugal, nos últimos dezoito anos, esta tecnologia foi responsável pelo desvio de aterro e pela valorização de mais de 18 milhões de toneladas de resíduos urbanos, o que equivale a cerca de 4 anos da produção total de resíduos urbanos de Portugal.
Com a assinatura deste Protocolo daremos mais um passo para que a Valorização Energética seja encarada por todos (Decisores Políticos, Técnicos e Cidadãos), como uma forma de valorização fundamental para um sistema de gestão de resíduos moderno, eficiente, eficaz, sustentável e promotor efetivo da Economia Circular.