O Automóvel Club de Portugal doou cinco mil árvores de espécies autóctones para ajudar à reflorestação das áreas destruídas pelos incêndios que devastaram Portugal em setembro.
O início da plantação destas árvores foi assinalado hoje no município de Albergaria-a-Velha, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios, que destruíram mais de 45% da mancha florestal e levaram a quatro vidas perdidas e 36 feridos.
De acordo com Carlos Barbosa, presidente do ACP, “perante os graves incêndios que assolaram o nosso país, em setembro, o ACP defende que a solidariedade é muito mais do que uma palavra: é uma emoção que se traduz em atos. Todos nos emocionámos na altura, fomos solidários na ajuda, e agora chegou o momento de passar à ação. À câmara municipal de Albergaria-a-Velha e à ANEFA, sem as quais esta iniciativa não seria possível, endereçamos os nossos mais sinceros agradecimentos”.
Na iniciativa estiveram presentes representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de todas as juntas de freguesia do concelho de Albergaria-a-Velha, associações locais e distritais e o Comandante dos bombeiros voluntários de Albergaria-a-Velha, Albano Ferreira. Os pilotos ACP Armindo Araújo, Pedro Bianchi Prata e Miguel Barbosa participaram ativamente na plantação.
A gestão e alocação das árvores doadas pelo ACP é coordenada pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA).