A SES Energia e o Autódromo Internacional do Algarve estabeleceram um acordo para a criação e desenvolvimento de uma Comunidade de Energia Renovável, assente na produção de energia verde, proveniente de sistemas fotovoltaicos, no complexo deste equipamento de desporto motorizado situado em Portimão.
A instalação de dois mil painéis solares, com uma potência total de 1075 kWp, assegurará ao autódromo a independência adicional da rede em 45%, ficando desde já assegurada 65% da produção para este ecossistema de equipamentos, que são adicionais às instalações exteriores já existentes. A implementação desta nova central de energia fotovoltaica irá evitar a emissão de 841 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à plantação de cerca de 38.227 árvores.
“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com o AIA, pelo contributo que todos vamos dar para a transição energética, seguindo os objetivos da empresa, mas também os objetivos europeus de combate às alterações climáticas. O Algarve tem condições excelentes para aproveitar estas soluções de produção de energia verde, reforçando o AIA a sua capacidade de inovação e de desenvolver projetos com responsabilidade social e ambiental.”, comenta Paulo Silva, Administrador Executivo da SES Energia.
Paulo Pinheiro, Administrador da Parkalgar SA, refere que “este projeto em parceria com a SES, insere-se num conjunto de iniciativas integradas no Plano Global para a sustentabilidade do AIA. O objetivo principal, passa por obter a certificação em Sustentabilidade dos nossos Eventos, processo já a decorrer”.
Esta parceria, formalizada recentemente, avançou de imediato com a construção da 1ª fase ainda antes do evento que decorreu no passado fim-de-semana, o MotoGP, seguindo-se, agora a fase 2, com a construção em solo. A expectativa é terminar o projeto em meados de junho, arrancando neste momento a Comunidade de Energia Renovável.