No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Câmara Municipal da Moita promoveu, no passado dia 21 de novembro, no Mercado Municipal da Moita, uma ação de sensibilização sobre a necessidade de separação e deposição correta dos resíduos recicláveis. No dia 28 de novembro, a ação será desenvolvida no Mercado da Baixa da Banheira Sul, a partir das 9:00h, pode ler-se na nota de agenda do município.
A distribuição de “sacos ecoponto” e “magnéticos” (oferecidos pela Amarsul) aos clientes dos mercados e a sensibilização sobre a quantidade de resíduos gerada durante o processo de fabrico de produtos e que não pode ser reciclada, a necessidade de mudança de hábitos de consumo e o apelo à redução de resíduos produzidos, sobretudo os materiais descartáveis que contêm plástico, são objetivos desta iniciativa.
“Para bem do ambiente, da economia e da sociedade é preciso que se aproveitem melhor todos os materiais que são efetivamente reutilizáveis. É preciso também que adquiramos melhores hábitos de consumo, sem desperdício de materiais. Tudo isso é uma aprendizagem”, considera o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia. Estas campanhas, promovidas pela autarquia, são, na opinião do autarca, “mais um meio para informar e ajudar a reduzir e a reutilizar”.