Auchan junta-se à MyCloma para combater o desperdício têxtil
A Auchan Retail Portugal associou-se à MyCloma, plataforma online de venda de roupa em segunda mão, para combater o desperdício têxtil e promover a economia circular, informa em comunicado. A empresa tem, a partir de agora, um ponto de venda físico na Auchan de Matosinhos, que permitirá aos clientes comprar e experimentar roupa em segunda mão, em excelente estado de conservação, a preços acessíveis. A parceria deverá, entretanto, ser alargada a outras lojas, lê-se no mesmo comunicado.
A MyCloma foi criada por um grupo de empreendedores portugueses e tem como objetivo promover a economia circular, ajudar o ambiente e evitar o desperdício. Perante os números preocupantes do desperdício têxtil em Portugal, os mentores do projeto “decidiram criar uma plataforma que permitisse vender e comprar roupa usada, de forma rápida, fácil e despreocupada”. Para tal, a plataforma recolhe as peças “encostadas”, em todo o país, e coloca-as depois à venda por “preços acessíveis” para que ganhem nova vida, refere a empresa de retalho. Adicionalmente, as peças consideradas não vendáveis são doadas, tendo neste momento já contribuído com mais de 10.000 peças para ONGs locais.
“Promover a economia circular e reduzir o desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal que procura, todos os dias, encontrar e promover soluções que permitam levar a cabo esta missão. A Auchan procura ainda associar-se a parceiros que já desenvolvem trabalho no terreno, como é o caso da MyCloma, que tem um papel importante no combate ao desperdício têxtil. Com esta aliança, que arranca, para já, com este projeto piloto na Auchan Matosinhos, mas que pretendemos alargar a outras lojas, reforçamos uma vez mais o nosso compromisso com a sustentabilidade”, sublinha Luís Sardinha, responsável do Universo Têxtil da Auchan Retail Portugal.
Para Ana Monteiro, fundadora da MyCloma, “ter a oportunidade de iniciar um projeto pioneiro em Portugal com uma empresa de referência como o Auchan Retail Portugal é absolutamente estratégico e permitirá reforçar a nossa missão de promover uma economia mais verde e circular no setor têxtil. Por conseguinte, esta parceria com a Auchan permite-nos dar um passo importante, não só para a MyCloma, mas também para a mudança de paradigma da compra e venda de roupa usada em Portugal, mercado este que estamos absolutamente convictos que irá crescer nos próximos anos”.
Além de comprar e experimentar a roupa em segunda mão, os clientes podem também entregar as suas peças usadas no ponto de venda da MyCloma na Auchan de Matosinhos. Quem se associar a este movimento recebe em troca um vale de compras no valor de 10€ para usar nas lojas Auchan.
A Auchan Retail Portugal lembra que tem vindo a promover um conjunto de projetos e produtos relacionados com a economia circular, que procuram reduzir o desperdício em todas as frentes. No início deste ano, a marca juntou-se o movimento da Too Good To Go, a aplicação que combate o desperdício alimentar, permitindo que os seus excedentes alimentares sejam vendidos em Magic Boxes. Esta parceria permitiu salvar até outubro mais de 24 mil refeições e evitar a emissão de mais de 60 mil CO2 equivalentes. Já no passado mês de novembro, a empresa foi a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional “Unidos Contra o Desperdício”, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar.