Até ao final de 2021, as cápsulas da Linha Original da Nespresso vão ser fabricadas com alumínio reciclado
Em prol da economia circular e em linha com o compromisso com a sustentabilidade, a Nespresso lança, em julho, cápsulas com 80% de alumínio reciclado, anuncia a marca em comunicado. Trata-se de uma nova liga ajustada que combina “alumínio virgem com reciclado e contribui para dar vida às novas cápsulas da marca”, afirma a Nespresso.
Segundo a marca de cafés, a composição permite uma “redução da utilização do alumínio e a obtenção de cápsulas mais leves”. Os benefícios serão ainda mais evidentes para o meio ambiente quando esta liga for adotada em toda a linha de sistemas domésticos da Nespresso – estima-se uma Wdiminuição de CO2 de cerca de 28,5 mil toneladasW. A utilização de alumínio reciclado vai também permitir uma Wredução do consumo de energia de 95% face ao da produção de cápsulas com alumínio virgem”, refere.
A escolha deste material obedece a dois critérios: o facto de ser infinitamente e 100% reciclável, e de ser um dos materiais mais reciclados no mundo.
A novidade chega ao mercado português através das cápsulas do Master Origin Colombia, o primeiro café a usar a nova liga de alumínio. Até ao final de 2021, todas as cápsulas da Linha Original vão ser fabricadas com alumínio reciclado.
“Entregas verdes” em Lisboa
O compromisso com a sustentabilidade da Nespresso fez a marca apostar também num projeto piloto de “entregas verdes”. Lisboa foi a cidade escolhida para dar arranque às novas entregas sustentáveis e, até ao final de julho, todas serão feitas por um veículo elétrico dos CTT, avança a marca no mesmo comunicado. A utilização destes veículos vai permitir uma poupança anual de CO2 de mais de 15 toneladas por ano, face à versão com motorização a diesel. Estes veículos elétricos não emitem partículas e NOx durante a sua utilização.
Aliado a este projeto, a Nespresso desafia os portugueses a entregar aos estafetas as cápsulas já usadas para integrarem o processo de reciclagem, em que serão reutilizadas na produção de carros, caixilharia de janelas, bicicletas ou embalagens de alimentos.
Novas metas de reciclagem
A taxa global de reciclagem de cápsulas da Nespresso é de 30%, atingindo um ano antes as metas definidas para 2020. Em Portugal, a taxa foi de 23% no último ano e o objetivo é que chegue aos 25% em 2020.
Para tornar o processo ainda mais simples e conveniente para os consumidores, a marca acaba agora de substituir o saco de separação de cápsulas por um novo, feito de material 70% reciclado. O desafio está lançado: “aumentar a taxa de reciclagem”.
O investimento da Nespresso em reciclagem cresce e, desde 2014, atingiu cerca de 175 milhões de euros, com mais de cem mil pontos de recolha em 53 países.