As Associações ANP|WWF, DECO, Sciaena, ZERO e Linked.Green lançaram, em abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra, um manifesto para desafiar os retalhistas que atuam em Portugal a disponibilizarem produtos de limpeza e higiene pessoal a granel, permitindo a reutilização das embalagens através de reenchimento em loja.
Apesar de já se encontrar previsto o comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel, as associações lembram que os consumidores ainda não beneficiam de um mercado que lhes permita adquirir, nestes moldes, produtos de limpeza e higiene pessoal, forçando-os a optar por novas embalagens e aumentando, assim, a sua produção de resíduos, colocando em causa as metas portuguesas da sustentabilidade.
Num inquérito recente, desenvolvido em Portugal, concluiu-se que “mais de 70% dos consumidores estão disponíveis para reutilizar embalagens de produtos como champôs, gel de banho e detergentes”, como estratégia para reduzir a poluição por plásticos.
Para tornar real esta possibilidade, as associações convidam as empresas a mudar este paradigma e, simultaneamente, os cidadãos a potenciar esta mudança.
A recolha de assinaturas do manifesto – REFIL – termina esta quinta-feira.