A Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis alterou formalmente a sua designação para Associação Portuguesa de Produtores de Bioenergia, mantendo assim a sigla APPB.
Esta alteração da denominação acompanha a correspondente mudança estatutária, no sentido de permitir a entrada como associadas de empresas do setor do biogás, com destaque para as produtoras de biometano.
De acordo com Paulo Carmona, presidente da APPB, “este alargamento vem corresponder à dinâmica prosseguida pelo setor energético nacional e aos objetivos traçados pela União Europeia. A tendência é e será, cada vez mais, a de olhar para a bioenergia como uma opção incontornável que reúne diferentes tipos de oferta de matérias-primas e cujos produtores estão unidos por um mesmo duplo objetivo: Ser a solução que melhor assegura os critérios de sustentabilidade para o ambiente e que, em simultâneo, responde com eficácia às necessidades do mercado”.
Com a missão de representar os interesses comuns dos produtores portugueses de alternativas ecológicas aos combustíveis fósseis, a APPB tem vindo a assumir um papel de destaque na defesa da sustentabilidade e da redução da dependência das importações de energia.
Atualmente, integram a APPB as empresas Biovegetal – Combustíveis Biológicos e Vegetais, S.A.; Enerfuel S.A.; Fábrica Torrejana S.A.; Prio Biocombustíveis S.A. e Sovena Oilseeds Portugal, S.A.