A Associação Portuguesa da Agricultura Biológica vai promover no próximo dia 12 de julho o Seminário “EducEcoRegions – Futuras Bio-Regiões” na Fundação Cidade de Lisboa, no Campo Grande (em Lisboa). Este Seminário tem início às 14h e decorre no âmbito do projeto Europeu EducEcoRegions.
Durante o Seminário, será apresentado o projeto Europeu “EducEcoRegions” através do testemunho de atores de outras organizações provenientes de Itália [Bio-Distretto Cilento], França [La Bergerie Nationale] e Espanha [SEAE – Sociedad Española de Agricultura Ecológica/ Agroecología], bem como todo o processo necessário à criação de uma Bio-Região e qual a sua importância estratégica em termos locais. A nível nacional, este encontro recebe os candidatos às futuras Bio-Regiões de Portugal.
De acordo com a Associação promotora do Seminário, o projeto EducEcoRegions tem como objectivo a criação de ferramentas necessárias à formação dos atores envolvidos na criação de Bio-Regiões. A parceria com várias associações Europeias visa fornecer uma base comum de metodologias e ferramentas de ensino que permitirá a transição da uniformidade para a diversidade e desenhar estratégias de desenvolvimento territorial, com base na pesquisa e formação, passando de um sistema que sobre-explora recursos em todas as suas formas, para uma lógica de cooperação com a natureza que exige a conceção de projetos de desenvolvimento que respeitem a vida e a agricultura e que apliquem novas práticas direcionadas e ajustadas a cada ecossistema.
Por conseguinte, o projeto EducEcoRegions ambiciona a criação de estratégias que promovam contributos para a sociedade, economia local e a proteção do meio ambiente, com base na agricultura e turismo sustentáveis. São objetivos deste projeto: “melhorar a qualidade da formação profissional contínua e promover o contributo para o processo de inovação, crescimento económico e coesão social; trazer habilidades e competências para pessoas que estão (ou pretendem estar) envolvidas na transição eco sustentável dos territórios (ou seja, Eco-Regiões), e que não possuem experiência e conhecimento na área”, lê-se numa nota.
O seminário EducEcoRegions destina-se a toda a população, tendo entrada livre. As incrições devem ser feitas através do e-mail: comunicacao@agrobio.pt