Associação espanhola premeia Projeto iREC da Cascais Ambiente
A associação espanhola ATEGRUS acaba de atribuir a distinção internacional “Escoba de Oro” à Cascais Ambiente, pelo seu projeto-piloto iREC – Inovar na reciclagem, o primeiro sistema de devolução de embalagens de bebidas a introduzir a modalidade de incentivo em Portugal.
Com este prémio, a Cascais Ambiente vê reconhecido o carácter inovador e os resultados alcançados em apenas 12 meses, através da implementação de um projeto-piloto de Sistema de Depósito, Devolução e Retorno de Embalagens em que cada vez que o consumidor devolve uma embalagem acumula pontos que podem ser trocados por ofertas ou experiências. No primeiro ano de funcionamento, foram recolhidas mais de um milhão de embalagens, lembra a entidade, num comunicado.
“É a segunda vez que a ATEGRUS premeia um projeto da Cascais Ambiente. Não trabalhamos para estas distinções, mas é verdade que elas servem para medir o pulso do nosso trabalho, a pertinência e a capacidade de mudança. Com o conhecimento que temos do terreno neste momento, temos as condições ideais para continuar a aportar valor e saber sobre o futuro Sistema de Depósito com Retorno”, declara Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente.
O prémio Escoba de Oro será entregue à Cascais Ambiente no dia 15 de junho, em Madrid. O “XVIII Concurso Escobas 2022” avalia as ações tomadas para melhorar o ambiente e apostar na sustentabilidade, recompensando esforços que visam estimular os avanços tecnológicos e a consciencialização, que servem para melhorar a nossa qualidade de vida e proteger o ambiente.
Este concurso internacional destina-se a municípios, câmaras municipais, associações, empresas que prestam serviços, engenharia, consultoria, instalações de gestão de resíduos e limpeza urbana, universidades, centros de tecnologia e formação, entre outros.
O projeto iREC – Inovar na Reciclagem foi desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova-SBE e financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Acão Climática.