Associação de Bioenergia Avançada debate descarbonização na mobilidade e na indústria
Na corrida para a sustentabilidade do planeta, e porque o tempo urge, a Associação de Bioenergia Avançada (ABA), organiza a conferência B+Summit Portugal. O evento que, na sua estreia em 2023, procurou encontrar soluções para a descarbonização no contexto europeu, foca-se este ano nos desafios e oportunidades específicos do nosso país, incidindo sobre as alternativas energéticas, como os biocombustíveis, para a descarbonização da mobilidade e indústria.
Nos dias 1 e 2 de outubro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, as preocupações vão recair, novamente, sob a descarbonização nos transportes – desta vez não só dos pesados, mas também dos marítimos -, na indústria e na transição energética. Fazem parte da agenda discussões à volta dos biocombustíveis líquidos, mas também gasosos, como o biometano, e outras soluções verdes – alternativas economicamente viáveis e acessíveis – em palestras e mesas redondas, cujos temas serão revelados em breve.
“Portugal está na linha da frente para a transição energética e a produção de biocombustíveis avançados tem crescido, mas a verdade é que ainda há muito a fazer. A B+Summit surge como um momento de destaque para partilhar aprendizagens e fomentar o debate com vista à neutralidade carbónica, fundamental para um futuro mais sustentável”, refere Anabela Antunes, Presidente da ABA.
À semelhança da edição europeia, o evento em 2024 vai contar com alguns representantes de empresas e fabricantes de transporte, incorporadores de combustível, políticos, associações ambientais e todos interessados na descarbonização do setor rodoviário.